sexta-feira 21 julho 2017

Gatos podem comer ração para cachorro?

Muitas pessoas que tem gatos, também tem um cachorro em casa, e é muito comum que animais que vivem juntos acabem disputando carinho, atenção e também a comida do outro, mesmo que a ração de seu amiguinho não seja tão apetitosa quanto a sua.

Muitos donos de gatos acabam ficando em dúvida se devem ou não, permitir que seu gatinho belisque um pouco da ração de seu cachorro, ou mesmo, ficam em dúvida se não seria melhor comprar apenas um sacão de ração para cachorros e desta maneira, os dois comeriam a mesma comida e não teria mais problemas de disputa por ração em casa. Mas a questão aqui é, será que a ração para cachorros pode fazer mal a um gato? E se o gato acabar consumindo essa ração regularmente, será que ração para cachorros pode ser prejudicial à saúde do gato?

Será que gatos podem comer ração para cachorros?

Quem tem cães e gatos que convivem dentro de casa, sabe muito bem que a ração para gatos pode ser  muito atraente para o cachorro. Isso acontece pois a fórmula da ração de nossos bichanos é mais rica em alguns nutrientes específicos, que incluem além de uma maior quantidade de fibras, um valor muito mais significativo de gordura e principalmente proteínas. E é justamente por este motivo que os cães sentem-se muito mais atraídos pela comidinha de nossos gatosdo que pela sua ração para cães, além disso existem outros fatores que tornam a ração para gatos mais atraente para os cachorros.

Ao contrários dos cães, os gatos não são animais que ficam confortáveis com horários pré estabelecidos para fazer suas refeições, em geral os bichanos tem um espírito muito mais independente e não se acostumam com regras, como um horário pré fixado para comer. Este é o motivo pelo qual, donos de gatos, acabam deixando a ração de seus felinos à vontade, para que eles tenham a liberdade de escolher seus próprios horários. E é justamente esta liberdade que o gato tem, que faz com que o cachorro acabe roubando a ração do gato. Também este é um dos motivos que pode levar muitos proprietários de gatos a pensar em comprar apenas a ração para cães, pois desta forma, seu cachorro pararia de roubar a ração do gato.

Talvez, se você fizer a troca de ração de seu gato, por uma ração para cachorros, ele coma uma vez, duas e pare de comer, pois em geral gatos são naturalmente mais exigentes que os cães com o paladar de sua comida, com a qualidade da água que bebem, enfim, quem tem gato e cachorro, sabe muito bem que existem algumas diferenças com relação a exigência e paladar de ambos.

Mas afinal, gatos podem comer ração para cachorro?

Você veio aqui com uma pergunta em mente, que é se a ração formulada especialmente para os cachorros pode ou não fazer mal para os gatos, seja ela consumida ocasionalmente ou regularmente, certo? A resposta para esta pegunta é simples. Se o seu gato acabar, por algum motivo, consumindo ração para cachorro, não deve haver riscos de intoxicação pois, na verdade, não existe absolutamente nenhum problema para um gato que acabe fazendo uma refeição eventual, se alimentando com uma ração elaborada especificamente para cães. No entanto, se você está pensando emsubstituir a alimentação habitual de seu gato por ração para cães a resposta é um enfático não, pois apesar de que, a ração para cães não ser tóxica para os gatos, nossos bichanos não podem receber uma dieta regular através de alimentos elaborados para cães. Gatos que se alimentam regularmente de ração para cachorros, podem acabar sofrendo danos irreversíveis em sua saúde, devido a ausência de taurina em sua dieta. A taurina é adicionada a ração de gatos, mas não na comida de cachorros.

Gatos precisam consumir taurina para conseguir digerir os alimentos corretamente. Imagine que é da natureza do gato alimentar-se de presas vivas e através delas, um gato consegue obter toda a taurina que seu organismo necessita. Quando cozinhamos a carne, o processo de cozimento, destrói a taurina. Por este motivo a taurina é re-acrescentada ao final do processo de fabricação das rações para gatos.

Existem relatos muito tristes de proprietários que alimentaram seus gatos por apenas 15 dias apenas com ração para cães e infelizmente acabaram perdendo seus gatos, portanto este assunto é bem delicado e você não pode de forma alguma pensar em alimentar seu gato com ração para cães, a não ser que seja algo esporádico, a ração para cães não deve de forma alguma ser a base da dieta de seu gato.

 

Gatos podem comer ração para cachorro?

Gatos podem comer ração para cachorro?

Então recapitulando, se você oferecer ração de cachorro para gatos, como uma dieta constante, pode ser letal, uma vez que o alimento para cães não contem taurina. Também é importante que você compreenda que este efeito letal não é um efeito imediato, seu gato não irá passar mal por roubar a ração do cachorro, no máximo isso poderá causar uma dor de estômago em seu gatinho. No entanto nunca é demais ressaltar que as propriedades dos ingredientes contidos na formulação de ração para cães e gatos não são as mesmas e seu gato necessita ter uma dieta específica para o bom funcionamento de seu organismo, assim como seu cachorro também não deve se alimentar de comida para gatos regularmente, pois a ração para gatos, contém mais gorduras, proteínas e cada um deles necessita receber sua própria dieta.

Como faço para meu gatinho não roubar a comida do cachorro?

Se você está tendo muitos problemas para separar seus pets na hora da refeição, sugiro que compre para seu cão um comedor regulável, para que o alimento não fique no chão e por exemplo, não estimule o cachorro a deitar-se para proteger a comida (isso também pode ser interessante para seu gato, comedores reguláveis também corrigem possíveis problemas de postura, são bastante interessantes para nossos pets), e procure oferecer a ração sempre nos mesmos horários e se possível em um lugar fechado, onde seu gato não consiga acessar. Outra boa dica para que seu gato pare de roubar a comida do cachorro, é retirar a comida do cachorro depois de 20 min. Cães podem ter este tipo de regra para sua alimentação, na verdade é até mesmo bastante indicado retirar a comida do cachorro caso ele não tenha tido o interesse de se alimentar naquele horário. Ofereça novamente apenas no horário de costume. E para seu gato, considere colocar um portão para pets, em algum cômodo de sua casa, onde apenas seu gato consiga chegar no lugar onde está sua comida. Caso não haja a possibilidade de colocar a comida de seu bichano em um lugar que seu cão não tenha acesso, você pode por exemplo, colocar o pratinho de comida de seu gato em uma bancada, onde seu cachorro não consiga alcançar.

Portanto, podemos considerar que tanto para o cão quanto para o gato, uma escapadela esporadicamente não fará mal para ninguém, mas um consumo prolongado da ração incorreta, pode acabar certamente causando grandes danos a saúde tanto do gato que come comida de cachorro, quanto do cachorro que come comida de gato. Pois a composição de ambas as rações são muito diferentes e cada animal tem necessidades específicas. Tanto o organismo do cachorro, quanto o organismo do gato não reagem da mesma forma as substâncias, contidas nas rações elaboradas para o outro.

No entanto para nossos gatos, comer uma ração para cachorro, é ainda muito pior. Não que a ração para gatos faça menos mal para um cão que a coma regularmente, no entanto, os efeitos negativos de uma ração canina para um gato são muito mais rápidos.

Mas por que é que a ração de cachorro faz mal para os gatos?

Gatos podem comer ração para cachorro?

Gatos podem comer ração para cachorro?

 

A ração de cachorro faz mal para os gatos, basicamente porque os gatos são animais carnívoros e por isso necessitam de uma maior quantidade de proteínas de qualidade em sua dieta, proveniente de carnes e os cães são animais mais adaptáveis, o que os tornam capazes de aproveitar os nutrientes de fontes alternativas de alimento, como por exemplo cereais e demais vegetais. Na natureza, a carne é a principal fonte de alimento dos cães, assim como de outros canídeos. No entanto, devido a uma alta capacidade de adaptação os cães tem a capacidade de sobreviver a base de dietas hipoproteicas. Também é importante comentar, que mesmo que você pense em comprar uma ração super-premium para cães e oferecer para seu gato, você jamais conseguirá obter a quantidade de proteína que seu gato necessita. Mas não esqueça que cães que ingerem a longo prazo uma ração elaborada especificamente para gatos, com o tempo passam a desenvolver problemas renais, cegueira e problemas intestinais.

As rações para gatos, contém taurina e niacina, estes dois aminoácidos, são essenciais para a sobrevivência dos gatos e a ausência deles na alimentação dos felinos, pode causar problemas cardíacos e de visão. Podendo inclusive levar seu gato a morte.

Gatos podem comer ração para cachorro? – Considerações finais

Gatos podem comer ração para cachorro?

Gatos podem comer ração para cachorro?

Não se engane se você imagina que fazer mal se resume a uma reação momentânea, como um mal estar gástrico que leva o animal a vomitar, ou ter diarreia. Na verdade é praticamente certeza que em uma primeira instância, um gato que se alimente de ração para cães não irá experimentar nenhum sintoma negativo.

No entanto com o passar do tempo, e é um tempo bastante curto, se um gato está se alimentando apenas com ração para cães, seu organismo irá degenerar e começará exibir um mal funcionamento.

Também é importante trocar a ração de seu gatinho, caso ele tenha ficado algum período maior sem comê-la. A ração exposta, perde a qualidade e como gatos tem paladar exigente, podem acabar não querendo a ração devido a perda de qualidade. Outra dica importante é que rações expostas, podem acabar atraindo ratos, por isso mantenha a ração de seu gatinho em locais bem protegidos de predadores.

Não esqueça que o motivo pelo qual a ração industrializada para gatos, não é a mesma ração elaborada para cães, é que ambas as rações são formuladas de acordo com a necessidade de cada espécie. As fórmulas das rações não são as mesmas, e isso não é uma jogada de marketing para vender mais rações ou para que os donos de gatos paguem mais caro pelo alimento de seus bichanos. Ração para cães e para gatos são mesmo diferentes, e precisam ser diferentes para que eles se mantenham saudáveis e bem nutridos.


Fonte : www.blogdogato.com.br

posts relacionados

A-A-1